Você sabe qual o melhor jaleco usar de acordo com a sua profissão?

Não sei se você é Química (assim como eu), fonoaudióloga (como a Analice), nutricionista, médica, bióloga, farmacêutica, enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga ou esteticista. O que temos em comum em nosso dress code profissional? Precisamos usar jaleco! Mas, por quê? Afinal, qual sua função?

​O jaleco tem a função de PROTEGER nosso corpo de riscos que possam ameaçar nossa segurança e saúde, por isso, é indispensável nas profissões listadas. Ele deve ser usado fechado sobre as vestimentas pessoais e NUNCA, deve ser vestido diretamente sobre o corpo. O jaleco faz parte dos equipamentos de proteção individual (EPI) de acordo com a NR6, da portaria n° 3.214, do Ministério do trabalho e emprego (MTE).

Imagem 1: Artem Podrez – Pexels / Imagem 2: Tima Miroshnichenko – Pexels

Existem jalecos de diversos materiais disponíveis no mercado, como o oxford, a gabardine, a microfibra e a sarja de algodão. Você deve estar se perguntando, em qual investir? Necessariamente, a escolha do jaleco ideal está diretamente relacionada à proteção adequada ao tipo de atividade que desenvolvemos.

​Para mim, que sou química e trabalho em laboratório, o jaleco ideal é o de algodão com mangas compridas, isso porque, o algodão queima lentamente e reage com ácidos e bases, evitando ou minimizando o contato direto destas substâncias com a minha pele. Além disso, o algodão permite que minha pele transpire e é confortável ao toque.

​Já para a Analice, que é fonoaudióloga e atende em consultório, não necessariamente ela precisa de um jaleco de algodão, pois ela não está exposta aos agentes químicos.

Imagem: Analice Tozetti com Scrub Yasmin – Drª Cherie

Algumas fibras sintéticas, como poliamida (nylon), podem gerar eletricidade estática por fricção, principalmente em áreas de baixa umidade. Por essa razão, nunca devem ser usadas em zonas em que haja perigo de incêndio. 

A ideia deste post é fazer a gente repensar sobre o porquê de usarmos jaleco em nossas profissões e como a escolha deste item é importante para nossa proteção de acordo com a atividade que desenvolvemos. Esperamos que este conteúdo te ajude de alguma forma.

 

 

Bjs. Su e Ana.

Esse texto foi adaptado para o inglês por Diogo Orlando.

Imagem Capa: Pavel Danilyuk – Pexels

Referências:

Fernandes, A. C. G.; Cardoso, C.; Araújo, L.; Bittencourt, T. A. A.; Pereira Neto, V. P.; Zanin, C. I. C. B.; Lima, A. A., Segurança no Laboratório de Química, UNIFIA, Gestão em Foco, 150-162, 2015.

Val, A. M. G.; Nascentes, C. C.; Machado, J. C., Segurança e Técnicas de Laboratório I, Curso de Licenciatura em Química Modalidade: Educação a Distância, Departamento de Química – ICEX, UFMG, 2008.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/ctbio/docs/jaleco2.pdf, acessado em 31/05/2021.

https://3uniformes.com.br/jaleco-branco/, acessado em 31/05/2021.

2Comentários

  • Ana
    16 de março de 2022

    Parabéns! Adorei o tema que você abordou! Ansiosa para o próximo tema😃😉

    • Analice Tozetti
      14 de julho de 2022

      Kelly, fico muito feliz que tenha gostado e aguarda o próximo texto!! Em breve teremos assuntos interessantíssimos:)

Poste um Comentário