Bondinho Pão de Açúcar (RJ) e suas conexões entre pessoas, natureza e arte

Olá, meus amores!

Em fevereiro fui ao Bondinho Pão de Açúcar que é um teleférico, no Rio de Janeiro. Uau, isso mesmo! Carioca, cariocando e, diga-se de passagem, ainda não o conhecia. Ele fica localizado no bairro da Urca que é um lugar super charmoso aqui na cidade maravilhosa.

Sabe uma vista incrível, onde o sorriso vem fácil no rosto? A subida no bondinho foi assim e quando olhei já tinha chegado na primeira parada. Logo no início, no Morro da Urca, encontramos o bloco do bondinho, onde as atividades estavam animando o ambiente e as pessoas. E, com  essa descontração obtive um deslumbre contente de ver do alto as principais praias da Zona Sul do Rio de Janeiro e a forma da cidade.

Imagem: Acervo Pessoal – Vista do Morro da Urca.

O parque é riquíssimo em belezas naturais e possui o cuidado na proteção da fauna e flora que ali habita. É possível ver uma ligação entre a natureza e a arte nas estações desta que é uma das principais atrações turísticas da cidade, inclusive fiquei encantada com os paredões enormes pintados.

Imagem: Acervo Pessoal

As imagens e cores expressas nessas pinturas possuem o objetivo de trazer mais arte e conscientização ambiental para as pessoas que passarem por lá, segundo a matéria do Diário do Rio, de 29 outubro de 2021, e ainda nessa reportagem o CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes, relata também sobre as pinturas marcantes e únicas do artista, Bruno Big, assim como o legado que permanecerá e a inspiração para atuar constantemente na construção de uma sociedade mais desenvolta nas causas ambientais.

Imagem: Acervo Pessoal – Pintura feita pelo artista Bruno Carneiro Mosciaro ou Bruno Big, como é conhecido

Nessas paredes podemos observar as características da fauna e flora brasileira expressas artisticamente em mais de 750m2 de paredes ao ar livre, gerando um trabalho desafiador para o artista, Bruno Carneiro Mosciaro, tendo em vista, inclusive, o clima tropical, no qual vivemos. 

Imagem: Acervo Pessoal

Ao subir mais um pouco, utilizando um segundo bondinho até o Morro do Pão de Açúcar (vale ressaltar que ao utilizar os teleféricos, os ingressos foram solicitados na entrada e na saída), gostaria de conhecer, o Clássico Sunset Club Urca, que possui uma vista privilegiada da cidade e pratos atrativos, mas infelizmente, devido a altitude era possível ver a presença de nuvens ao entardecer o que culminou em uma visibilidade reduzida, naquele ponto. Ao fazer o pedido, escolhi um salmão tartar trufado que acompanhava chips de inhame, que eu amo e estavam bem saborosos.

Imagem: Acervo Pessoal

Ao retornar para o Morro da Urca, entrei para conhecer a exposição “A história de um fio” que possui uma narrativa desde a fundação do Bondinho Pão de Açúcar, em 1912,  até os dias atuais. Uma frase me chamou muita atenção e vou compartilhar com vocês para ficar a reflexão:

“A vida não é o que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la” 

Gabriel García Marques

Imagem: Acervo Pessoal – “Exposição A história de um fio”

No geral, esse passeio pode durar duas horas e meia ou mais, dependendo da sua disponibilidade. Não deixem de conhecer o parque turístico Bondinho Pão de Açúcar e aproveitem para sentar-se em um banquinho contemplando a cidade, a natureza e suas artes, eu adicionei um sorvete delicioso a esse momento e encerrei o dia da melhor forma possível. No meu insta @analicetozetti vocês encontram mais fotos e um destaque só desse dia.

Imagem: Acervo Pessoal (Sorvete: We are Amazonia – Sabor: Tangerina)

Informações Úteis para quem pretende conhecer a atração: Ele fica localizado na Av. Pasteur, 520, Urca (RJ), e os ingressos podem ser comprados no próprio do site do Bondinho. O Bilhete Carioca Maravilha garante 50% de desconto para os nascidos ou residentes do Rio de Janeiro, e o valor de R$120,00 passa para R$60,00.

Caso não consigam ir ao dia programado, como aconteceu comigo, a validade de uso do ingresso é de 7 dias, a partir da data estabelecida anteriormente, exceto os bilhetes com tour que possuem data e hora marcados. O Bondinho Pão de Açúcar funciona todos os dias das 09h às 20h e a entrada dos visitantes é até as 19h.  Lembrando que essa visitação ocorreu no primeiro semestre de 2022, sendo necessários a apresentação do comprovante de vacinação e as medidas de proteção contra a COVID-19.

Agora me diz, você já conhece ou pretende conhecer o Bondinho Pão de Açúcar?

Beijos, Analice.

FONTES:

Bondinho Pão de Açúcar. Link: Página Inicial – Site Oficial (bondinho.com.br) . Acesso em 28/02/2022.

 

Biografia Bruno Bing. Link: Bio (brunobig.com) . Acesso em 28/02/2022.

 

Redação Diário do Rio. Bondinho Pão de Açúcar inaugura painéis de artista carioca em suas estações. 29 de outubro de 2021, Diário do Rio. Link: Bondinho Pão de Açúcar inaugura painéis de artista carioca em suas estações – Diário do Rio de Janeiro (diariodorio.com) . Acesso em 28/02/2022.

 

Redação OFLUMINENSE. ‘História de um fio’. 26 de setembro de 2021, OFLUMINENSE. Link: https://www.ofluminense.com.br/cidades/2021/09/1216866-historia-de-um-fio.html . Acesso em 02/03/2022.

 

UIA2021RIO EXPO, Arquitetura, Arte e Design. Fauna e Flora. Link: http://uia2021rioexpo.com/phone/fauna-e-flora.html. Acesso em 02/03/2022.

Poste um Comentário