Dicas essenciais para saber a diferença entre moda e estilo

Você já confundiu moda com estilo? Essa associação não é impossível de acontecer, mas essas duas palavras possuem particularidades e caminham por si só. Enquanto a palavra moda, no latim “modus”, que significa modo/comportamento, a palavra estilo, do latim “stilu” traduz a essência de uma pessoa, a sua personalidade.

 

Sendo assim, a moda seria representada como algo passageiro e que possui constantes mudanças, marcando o mercado da oferta e da procura, gerando o desejo pelo produto em questão e atentando-se para o consumo. Contudo, marca uma geração e a sociedade, por expressar o modo que as pessoas viviam. Vocês devem lembrar dessa expressão: “A moda dos anos 70 (80, 90…) é a minha preferida”, certo?

 

Então, a linguagem da moda daquela época era representada por características que ficaram marcadas no imaginário e na história deste período, inclusive, refletindo na sociedade.

Imagem de look dos anos 70,80 e 90: Pinterest

Enquanto isso, estilo, está diretamente ligado a personalidade do indivíduo e cada sujeito tem sua própria maneira de expressão. Ele não é palpável e não pode ser comprado, na verdade, seria algo construído por meio do autoconhecimento. O estilo representa a sua imagem, como você se apresenta para o meio e como o meio te identifica.

 

Vou exemplificar com o Short Godê, ele pode estar na moda e ser uma peça muito procurada, mas eu não usaria! Não me identifico e não é o meu estilo, todavia pode ser o estilo de outra pessoa. Afinal, somos seres únicos e indivisíveis, cada um com um jeitinho particular de ser.

Imagem: Pinterest

Quem tem um estilo próprio não seguirá o comportamento de massa dos produtos que estão na moda, mas será fiel a sua essência e utilizará os artigos de acordo com sua personalidade,  estejam eles na moda ou não.

Poste um Comentário